23/4/2008
A chuva acompanhada de granizo prejudicou lavouras gaúchas e paranaenses.
 

O índice de chuva passou dos 80 milímetros no município gaúcho de Passo Fundo. A chuva foi acompanhada de muito granizo, o que prejudicou algumas lavouras.

A maioria dos produtores se dedica ao cultivo da soja. O agricultor Jorge Bento Macedo foi conferir os estragos provocados com a chuva forte, que, segundo ele, durou 15 minutos. As pedras de granizo provocaram abertura antecipada da vagem, fazendo com que o grão se perca. Segundo o agricultor, metade da lavoura de 70 hectares foi destruída.

Assim como seu Jorge Bento, outros produtores rurais também tiveram prejuízos com a chuva de granizo. Mas a Emater ainda não concluiu o levantamento de todas as áreas atingidas.

Segundo a Embrapa, choveu 83 milímetros em menos de uma hora. A média do mês de abril de é de 118 milímetros.

Prejuízos no Paraná

No norte do Paraná, a terça-feira foi de muito trabalho para os agricultores. Depois do vendaval que atingiu a região no início da semana, eles contam os prejuízos causados pelo granizo.

Depois do susto o produtor João Masieiro fica com um olho no tempo e outro na lavoura.

Perto de Londrina, pelo menos 50 chácaras com hortaliças foram atingidas pelo gelo. João perdeu 1,5 mil caixas de verduras e legumes.

A lavoura de abobrinhas foi completamente arrasada. Os pés estavam pela cintura. O granizo deixou a abobrinha cheia de buraco.

“Em uma área destas era pra eu tirar de 300 a 400 caixas. Com a chuva, que destruiu tudo, tiver perda total”, lamentou Masieiro.

O vizinho dele, o agricultor Eliel Silva, plantou seis hectares de verduras e legumes e não vai colher nem um pé. Da couve sobrou só o talo e o repolho ficou todo furado. "Meu prejuízo vai ser de uns R$ 20 mil", avaliou.

Como o mercado não aceita nada desse jeito, a única saída foi passar o trator em cima de tudo.

Apesar dos prejuízos, o Deral, Departamento de Economia Rural do Paraná, as perdas foram localizadas. Como o impacto na agricultura do Estado não foi significativo, a Secretaria de Agricultura não pretende fazer um levantamento dos prejuízos.

 
 
 
» 23/4/2008 - Mapa monitora níveis de resíduos em produtos vegetais
 
» 3/7/2007 - Clima prejudica milho
 
» 13/3/2007 - Aumenta importação de insumos agropecuários
 
» 13/3/2007 - Brasília: bancos já dão crédito para a safra 2007/
 
» 13/3/2007 - Governo defende que setor do álcool se profissiona
 
1